LER (Lesão por Esforço Repetitivo) não é exatamente uma doença. É uma síndrome que consiste em um grupo de distúrbios - tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgia - afetando músculos, nervos e tendões das extremidades. e sobrecarregar o sistema musculoesquelético. A doença causa dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da área afetada. As mulheres têm maior prevalência.
A LER, também conhecida como DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), LTC (Lesão por Trauma Cumulativo), AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) ou síndrome do movimento repetitivo, é causada por mecanismos de agressão que vão desde esforço repetitivo contínuo ou sua execução exige muito de força, mesmo vibração, má postura e estresse.
diagnóstico
O diagnóstico é basicamente clínico. O mais importante é determinar a causa dos sintomas para escolher o tratamento adequado. Por isso, muitas vezes é necessário recorrer a uma avaliação multidisciplinar.
Sintomas
Os principais sintomas da LER são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade de movimentação, formigamento, fadiga muscular, alterações de temperatura e sensibilidade, redução da amplitude de movimento e inflamação. É importante notar que, na maioria dos casos, esses sintomas não estão relacionados apenas à mobilidade insuficiente das extremidades superiores, mas também à mobilidade insuficiente de todo o corpo, por exemplo, se a anatomia estiver sobrecarregada mecanicamente ou se estiver sentado na frente de um computador ou tocando piano oito ou dez horas pessoas.
Como tratar
Nas crises de dor aguda, o tratamento inclui o uso de anti-inflamatórios e outras estruturas musculoesqueléticas danificadas. Nos estágios mais avançados da síndrome, a aplicação de corticoide na lesão ou região oral, fisioterapia e intervenção cirúrgica são recursos terapêuticos que devem ser considerados
Sugestões
Tente manter as costas retas, apoiadas em um encosto confortável e os ombros relaxados ao sentar. Também tome cuidado para não dobrar o pulso. Levante-se pelo menos a cada hora, caminhe e estique-se;
Certifique-se de que a cadeira e/ou banco em que trabalha é apropriado para o tipo de atividade que está realizando;
Não pense que a LER é uma síndrome que afeta apenas pessoas que desempenham determinadas funções. Quem usa computadores, por exemplo, para horas de lazer, também está propenso à doença;
Qualquer parte do corpo pode ser afetada pelo LER, desde que seja exposta a mecanismos de trauma contínuos. Portanto, se a sobrecarga ocorrer na coluna lombar ou no tendão de Aquiles (tendão de Aquiles), a síndrome pode se manifestar em áreas do corpo como a coluna lombar se a pessoa caminhar ou correr longas distâncias.
Comentários
Postar um comentário