O que é um sprinkler e como ele atua no combate a incêndios?




Um sprinkler é um dispositivo comumente usado no combate a incêndios. Consiste em uma "armadura", um elemento sensível chamado bulbo. A cabeça do aspersor é rosqueada ao tubo pressurizado e mantida fechada pela tampa travada pelo bulbo. As roscas são tipicamente ½” ou ¾” NPT. Dentro do bulbo, o líquido se expande a uma certa temperatura, então a cápsula estoura diante de um incêndio, liberando a água para atuar no combate.


Na linha de equipamentos fixos de combate a incêndio, os sprinklers têm se mostrado uma das formas mais eficazes e econômicas de reduzir danos materiais. Talvez, seja porque são sistemas de proteção contra incêndio que funcionam sem intervenção humana imediata, pois são instalados em um ambiente que produz sua característica "chuva" quando as temperaturas atingem níveis elevados.


Como são feitos os Spriklers


São fabricados com bulbos que se abrem quando a temperatura atinge 68, 79, 93 ou até 141 graus. No Brasil, a maioria dos Sprinklers do mercado abre a 68 graus Celsius, mas existem outras variantes, embora essas sejam as mais comuns. 


Voltando aos detalhes de sua aplicação, o bulbo do sprinkler se rompe a medida que incêndio já foi iniciado e a temperatura aumenta. Nesse ponto, a água liberada pela tampa rompida cai de forma circular, atingindo uma área de até 16 metros quadrados dependendo do modelo utilizado. 


Instalação de sprinklers 


Na maioria dos ambientes, instalar um sprinkler quase necessariamente significa ter que instalar outro, pois se o fogo for mais intenso e se espalhar para outras áreas, os outros sprinklers podem ligar e controlar o incêndio.


Dois ou três deles abertos costumam ser suficientes para o combate, e não existe nenhum risco do fogo de um ambiente provocar a abertura de um sprinkler em outro lugar se não o afetado pela elevação da temperatura, já que eles se abrem individualmente.

Comentários